quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dúvidas frequentes

1) O que acontece agora com os alunos da FTB?
Segundo o MEC, a prioridade no momento é fazer o levantamento acadêmico completo da FTB, com o histórico e documentações detalhados de cada aluno que já passou pela instituição um dia. Feito isso, serão montados os kits transferência, onde as informações individuais poderão ser conferidas e corrigidas, quando for o caso.

2) Existe prioridade de atendimento e entrega da documentação no momento?
Todos são importantes, já que cada aluno vive uma situação atípica. Por isso, como explicado na pergunta anterior, o mais importante no momento é garantir a integridade e veracidade do Acervo Acadêmico da FTB. Feito isso, os alunos serão divididos em grupos análogos e seus casos estudados separadamente.

3) Quanto tempo demora para que o levantamento do Acervo Acadêmico seja concluído?
O MEC não quis se pronunciar oficialmente a respeito de prazos, em função da desordem institucional que foi encontrada na FTB (servidores sem pagamento, instalações precárias, falta de padronização da documentação). Informalmente, ouvimos previsões de que num prazo estimado de um mês, a contar de 7/2, o primeiro levantamento já deveria ter sido concluído e os casos mais fáceis, resolvidos. Os ritmo do andamento dos trabalhos será informado à Comissão de Alunos em cada reunião com o MEC (a próxima é dia 11/2, às 14h) e essa informação será repassada a todos aqui no blog.

4) Como fica a situação de quem já se formou, colou grau ou ainda não fez nenhum dos dois, mas completou todas as disciplinas do curso?
Segundo o MEC, quem não deve mais nenhuma disciplina e está com a sua documentação em ordem deve ficar tranquilo: seu diploma está garantido, mesmo que ainda não o tenha requerido. Mas atenção: a entrega só será feita depois que todo o levantamento do Acervo Acadêmico for feito, e os eventuais ajustes, concluídos.

5) Como deve proceder quem precisa da sua documentação com urgência, como nos casos de transferência de instituição ou posse em concurso público?
O MEC, infelizmente, não vai emitir nenhum documento antes que todo o levantamento do Acervo Acadêmico for feito, e os eventuais ajustes, concluídos. É responsabilidade do MEC garantir a integridade de toda a documentação dos alunos, daí a importância do trabalho que está sendo feito agora em caráter de urgência, mas que demanda atenção e cuidado. Sendo assim, no caso de transferências, recomenda-se que os alunos negociem com as instituições que vão recebe-los para que aceitem históricos escolares e/ou cópia das grades curriculares anteriores, provisoriamente, até que toda a documentação
seja liberada. Para os que forem chamados para posse em serviço público, a dica é que procurem a Defensoria Pública ou um advogado particular e entrem com uma ação na Justiça para tentar retardar a posse. Como comprovação da situação atual, nos dois casos, o acesso ao despacho oficial de descredenciamento da FTB publicado no Diário Oficial pode ser acessado clicando aqui.

6) E os bolsistas do PROUNI?
Todos serão assistidos, no momento oportuno, ao término do levantamento do Acervo Acadêmico. Dentre os detentores do benefício de 50%, muitos já conseguiram o reingresso em outras instituições. No caso das bolsas de 100%, em que os alunos tem enfrentado mais dificuldades, o MEC vai tentar negociar com instituições parceiras. Existe a possibilidade de que elas sejam autorizadas a fornecer imediatamente as bolsas integrais que estariam reservadas para o semestre letivo seguinte.

7) Como ficam os alunos cujos cursos tem pouca ou nenhuma oferta de vagas no mercado, como no caso do Campus de Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Zootecnia)?
Ao término do levantamento do Acervo Acadêmico será possível ter uma noção exata do tamanho de cada uma dessas turmas (quantos alunos são ao todo, em quais semestres e matrizes curriculares estão divididos). De posse dessas informações, nos casos em que a transferência voluntária ainda não tiver sido feita por impossibilidade na oferta de vagas, o MEC tem a opção de lançar um Edital com uma Oferta Pública convidando instituições reconhecidamente capazes de assumir as vagas e os alunos remanescentes desses cursos.

8) Importante: nos casos em que os alunos não estão conseguindo negociar com outras faculdades por dificuldades no horário de estudo; localização; valor de mensalidade; divergência na grade curricular; falta de vagas autorizadas pelo MEC ou em praticamente todos os casos não descritos aqui, porém semelhantes: Tudo será analisado assim que todo o levantamento do Acervo Acadêmico for feito, e os eventuais ajustes, concluídos. Feito isso, os alunos serão divididos em grupos análogos e seus casos estudados separadamente.

Cláudio Augusto – Agronomia

3 comentários:

  1. E os alunos que formaram pegaram o certificado dando entrada no diploma e a IES fechou, a documentação foi entregue na UnB para fazer o diploma? Vamos Receber em 120 dias como o prevista?

    Obrigado.

    Daniel, formado dez 2010.

    ResponderExcluir
  2. Será que conseguirei pegar esse diploma até Outubro/2011?
    perdi a matrícula do Mestrado em Sergipe por não ter o diploma. Passei em todas as seleções e perdi minha tão sonhada pesquisa. Obrigado,
    Hugo, formado em março de 2010.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Me formei em 2007 e fiz o pedido do diploma em setembro de 2009, porém ainda não recebi. Mesmo com tanto tempo de espera ainda vou ter de esperar o levantamento do acervo acadêmico ou tem alguma possibilidade dele já estar pronto?
    Marta, formada em julho de 2007

    ResponderExcluir