sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Levantamento dos diplomas que ainda faltam ser emitidos, por curso, e outros informes

No dia 8 de fevereiro o blog completou um ano. Situação paradoxal essa a de comemorar o nascimento de quem preferíamos que não tivesse nascido. Mas como problema não se lamenta e sim se enfrenta, apesar da situação desesperadora dos colegas que aguardam há tanto tempo pelos seus diplomas, não podemos deixar de lembrar, nesse espaço, algumas conquistas desse período.

Praticamente todos os alunos da FTB conseguiram reaver/corrigir sua documentação, mesmo após o fechamento da instituição, e se matricular em outra faculdade com aproveitamento total ou parcial da grade curricular e equivalência nos valores das mensalidades. Outros tantos conseguiram transferir suas bolsas de estudo. Os cursos do Campus II, de Ciências Agrárias, foram assumidos pelo UniCESP/Promove após uma concorrência pública. Essa instituição, aliás, já forma, provavelmente agora em março, a segunda turma da antiga FTB dividida em vários cursos. Tudo isso foi graças ao esforço e à dedicação de várias pessoas e instituições. Não cabe cita-las aqui, individualmente, para não ser injusto com ninguém. Mas quem tem acompanhado essa luta desde o começo sabe muito bem de quem estamos falando. Pessoalmente eu lamento muito que as nossas atualizações não sejam muito frequentes. Mas é que preferimos manter o nosso padrão de trabalho que é o de só divulgar informações realmente relevantes. Sendo assim, vamos em frente.

Ficou pronto o levantamento, que pedimos à Famatec, dos diplomas que ainda faltam ser emitidos, separados por curso.

Curso
Processos
% em relação ao total de processos
Agronomia
152
6,56
Administração
353
15,24
Biologia
552
23,82
Engenharia de Alimentos
40
1,73
História
70
3,02
Letras
403
17,39
Matemática
92
3,97
Medicina Veterinária
90
3,88
Pedagogia
425
18,34
Turismo
90
3,88
Zootecnia
50
2,16
Total
2317
100

O que estamos tentando conseguir agora é a divulgação dos critérios de emissão e um cronograma de trabalho para publicarmos aqui no blog. Solicitamos ao MEC uma reunião entre nós da Comissão de Alunos, representantes da Famatec, da UnB e do MEC para a definição desses critérios. Fomos atendidos e devemos ser recebidos no início dessa semana. 

Também pedimos que sejam analisadas três propostas no sentido de agilizar os trabalhos:

1) Formação de um grupo de trabalho composto por colegas que já se dispuseram a ajudar, voluntariamente, na montagem e conferência dos processos que deverão ser encaminhados à UnB;
2) divulgação dos processos de diplomas que a UnB devolve à Famatec com pedido de correções para que seus titulares possam providenciar os ajustes o mais rápido possível;
3) retomada das negociações com outras Universidades Federais ou Estaduais que possam colaborar no registro dos diplomas para diminuir a carga sobre a UnB que, como já dissemos aqui, é responsável pelo registro de todos os diplomas do DF.

Sabemos que é difícil pedir que tenham ainda mais paciência depois de tanto tempo. Mas lembramos que o registro de um diploma é um processo demorado, até em função da fé pública que ele carrega. Infelizmente, por tratar-se da FTB e de toda aquela história ridícula de falsificação de diplomas que surgiu na imprensa no apagar das luzes de 2010, é natural que todos os agentes envolvidos no processo tenham cuidado redobrado para que nenhum diploma venha a ser questionado amanhã ou depois.

Tão logo aconteça a reunião no MEC divulgaremos os encaminhamentos a todos. Também temos cobrado da Famatec, diariamente, a divulgação da nova lista de diplomas que já estão prontos.

Um forte e fraterno abraço.

Cláudio Augusto.
Representante do Curso de Agronomia.

Um comentário: