quarta-feira, 6 de abril de 2011

Kits transferência: entrega de correções e novas solicitações

Alguns colegas passaram a acompanhar o blog agora e tem tido dúvidas sobre a retirada dos kits transferência (histórico e ementas). Como já foi dito aqui no dia 23/3/2011, o prazo para solicitar a retirada do kit pela primeira vez no MEC está encerrado. Em reunião da Comissão de Alunos no ministério ontem (5/4/2011), tratamos dessa situação. Abaixo, descrevemos o que foi informado e deliberado, caso a caso.
  • Quem já tinha retirado o kit, pediu correções e ainda não foi contatado pelo MEC para busca-las: esse trabalho ainda está sendo feito. Como a equipe da FTB está muito reduzida e a estrutura como um todo é precária, algumas correções estão demorando mais que outras. É preciso continuar aguardando um contato do MEC, o que ocorrerá o mais rápido possível.
  • Correções indeferidas ou não realizadas por qualquer motivo: isso aconteceu em função da falta de documentação comprobatória ou impossibilidade de contato com os professores responsáveis. Nesses casos, o MEC recomendou às instituições que receberam ou vão receber os alunos que lhes dê uma nova oportunidade de comprovar seu crédito, seja pela apresentação da documentação solicitada, seja pela oferta de prova ou trabalho que configure Extraordinário Aproveitamento de Estudos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
  • Quem perdeu o prazo e não solicitou o kit nenhum momento: esses colegas (alunos regulares, “trancados”, desistentes, formandos, formados, pós graduação) tem duas opções. A primeira é aguardar que a FTB instale um Balcão de Atendimento, nas condições (local, prazo/horário de atendimento, serviços prestados, mecanismos públicos de divulgação) cumprindo o que ainda será determinado pelo MEC em despacho oficial a ser publicado até a próxima semana. A segunda opção enquadra duas situações: no caso dos que já se encontram vinculados a alguma faculdade, a instituição receptora pode solicitar oficialmente essa documentação (de preferência em grupo de alunos) diretamente ao MEC, em ofício enviado ao Dr. Samuel Martins Feliciano, Coordenador-Geral de Supervisão da Educação Superior (endereço completo pelo telefone 61 2022-8054/2022-8055). Eventuais correções nos históricos serão feitas na própria instituição receptora, como descrito no item anterior. A segunda situação diz respeito aos colegas que estão aguardando a realização da Concorrência prevista no Edital Público de Oferta de Vagas (alunos do Campus II, de Ciências Agrárias): vamos aguardar a instituição vencedora para solicitarmos essa documentação em bloco de alunos, por meio dela. A nossa Comissão vai ajudar em tudo o que for possível.


Todos os demais casos deverão agora aguardar o Balcão de Atendimento da FTB.
E atenção: por favor, por companheirismo, por solidariedade, vamos divulgar essa informação para o máximo possível de colegas, mesmo entre os que já estão com a vida acadêmica resolvida/bem encaminhada. Peçam que eles se cadastrem como seguidores do blog para ficarem constantemente atualizados e leiam as notas anteriores para tomar conhecimento de todo o processo. É inacreditável a quantidade de colegas que ainda nem sabe que a FTB foi descredenciada ou nos procura em busca de informações que já foram exaustivamente divulgadas aqui. Estamos trabalhando por todos, mas ainda temos um longo caminho pela frente e a nossa boa marcha fica comprometida cada vez que temos que perder tempo recapitulando esses informes. A fôlego já nos falta, precisamos da compreensão e colaboração de todos. Vamos ficar atentos, pessoal.

A Comissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário