sábado, 30 de julho de 2011

Reunião entre a Comissão de Alunos e o MEC no dia 29/7 – Informes sobre a retomada do atendimento aos alunos por parte da FTB

Nesta sexta-feira, 29/7, às 15h, fomos informados oficialmente pelo MEC dos procedimentos que serão adotados daqui por diante para a retomada do atendimento por parte da FTB. Presentes à reunião, por parte do MEC: o sr. Hélio Chaves (novo Diretor de Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação); o sr. Samuel Feliciano (Coordenador Geral da Secretaria de Supervisão do Ensino Superior). Da parte da Comissão de alunos: Adriana Dias (Letras); Rogério Paulino Souza (Administração); Célio de Souza e Cláudio Augusto (Agronomia).
Fomos informados das decisões judiciais da Comarca de Samambaia que autorizavam a atual mantenedora da FTB a retirar, dos Campi I e II, os computadores e caixas de documentos que continham a documentação acadêmica dos alunos. Essa retirada já está sendo feita com o monitoramento dos técnicos do MEC. O destino é a Faculdade Famatec, localizada no SIA. Antes da retomada do atendimento, alguns pontos foram acordados entre o MEC e a Comissão para minimizar a ocorrência dos problemas que já tivemos no período de atendimento anterior (veja a memória clicando aqui). Atenção! São informações importantes.

  • Uma equipe composta por técnicos do MEC e representantes da Comissão terá livre acesso às instalações onde o atendimento aos alunos será realizado. O objetivo não é interferir nos trabalhos, o que extrapola a nossa autonomia, mas garantir a integridade do acervo acadêmico; sugerir aos responsáveis uma organização de procedimentos mais estruturada, que garanta um fluxo de trabalho mais eficiente  e um atendimento de qualidade aos colegas; coibir abusos e práticas inadequadas denunciando os fatos para que o Ministério da Educação intervenha imediatamente;
  • os representantes da Comissão autorizados pelo MEC a acompanhar os trabalhos, serão o Célio Souza, Cláudio Augusto e o Rogério Paulino. Posteriormente, outros colegas formados (de preferência um representante de cada curso) poderão ser integrados ao grupo para auxiliar nos trabalhos;
  • com a mudança física do local do acervo acadêmico, documentos e computadores estão protegidos por medida judicial que impedem a sua penhora;
  • como muitos processos já estão em curso e não temos resposta satisfatória da mantenedora a respeito do andamento de cada um deles, sugerimos ao MEC que, nessa primeira semana, parte do horário que seria destinado ao atendimento dos colegas seja destinada aos trabalhos de reorganização interna. O objetivo é evitar o aborrecimento que alguns colegas tiveram ao ver a sua documentação extraviada e tendo que dar entrada em todo o seu processo novamente;
  • o MEC, ao acatar a nossa sugestão, determinou que, nessa primeira semana (1º a 5 de agosto de 2011), o atendimento ocorra da seguinte maneira: na parte da manhã, trabalhos internos realizados por técnicos do MEC, representantes da Comissão e funcionários da mantenedora. Esses trabalhos terão como prioridade a reorganização do acervo, inclusive para adiantar a conclusão dos processos que já estejam melhor encaminhados. Na parte da tarde, atendimento aos alunos dos cursos de acordo com o cronograma que vamos descrever no final;
  • a partir da segunda semana de agosto (do dia 8 em diante) espera-se que os trabalhos estejam melhor organizados e que o atendimento aos colegas possa ser feito em horário integral. Por esse motivo, pedimos aos colegas a compreensão para que, nessa primeira semana, compareçam ao atendimento apenas aqueles que irão dar entrada pela primeira vez, em qualquer processo (pedido de diploma, revisão de notas, emissão de documentação). Isso é importante, repito, porque precisamos, nesse primeiro momento, organizar a casa e tentar garantir que ninguém precise dar entrada em seus processos novamente;
  • o atendimento será oferecido por um período de 45 dias, a partir do dia 1º/8/2011.

Ainda com relação a todo esse processo e cientes dos antecedentes da FTB, queremos reafirmar alguns compromisso com vocês, colegas:

  • O nosso único compromisso é com os interesses de vocês. Fomos convidados pelo MEC a fazer parte desse processo para que ele aconteça da forma mais rápida, eficiente, legal e transparente possível;
  • o MEC, como autoridade máxima do ensino no Brasil, é quem fiscaliza o correto andamento dos trabalhos e irá agir com rigor, em caso de abusos. É o que temos visto acontecer, de acordo com os trâmites processuais legais. Nos comprometemos a ajudar para que tudo ocorra sem tumultos ou atropelos. Se todos fizerem a sua parte, esperamos que esse caso se resolva rápido.
Cronograma de atendimento
Local: Faculdade Famatec – SIA Trecho II, Lotes 1510/1540, Sala 34

1ª semana – de 1 a 5/8
de 9h às 12h: trabalhos internos realizados e coordenados pela mantenedora sob supervisão de técnicos do MEC e representantes da Comissão de Alunos.
de 13h às 17h: atendimento preferencial aos colegas que irão dar entrada em processos administrativos pela 1º  vez, obedecendo à ordem de atendimento por cursos: segunda (Letras, Matemática e Turismo); terça (Ciências Biológicas e História); quarta  (Medicina Veterinária e Administração); quinta (Pedagogia e Zootecnia); Sexta (Agronomia, Engenharia de Alimentos e Pós-Graduação).

A partir da 2ª semana (do dia 8/8 em diante)
De 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será por cursos, a cada dia da semana, na mesma ordem já descrita.

Pessoal: estamos trabalhando e torcendo para que tudo, finalmente, ocorra da melhor maneira possível. Mas, como já reiteramos aqui diversas vezes, vamos continuar a frente desse processo até que tudo se resolva. Estaremos prontos para buscar outras formas de atuação caso seja necessário. Para isso, precisamos que vocês permaneçam unidos e em sintonia conosco. Qualquer desvio do que foi combinado será relatado a vocês. Estaremos atentos para nos mobilizar, se for preciso. Por isso, vamos observar os prazos e divulga-los ao máximo número de colegas possível.

As eventuais denúncias e queixas deverão ser feitas para o e-mail da Comissão (transicaoftb@gmail.com). Encaminharemos todas para o MEC.

Podem continuar contando com a gente.

Um forte e fraterno abraço a todos.

Cláudio Augusto.
Comissão de Alunos da FTB
Representante do Curso de Agronomia

16 comentários:

  1. Olá desejo saber qual a documentação que devo apresentar para dar entrada no diploma do curso de turismo.Obrigada

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  2. Ola. Gostaria de saber se quem entregou a documentação na casa do Celio sera necessario levar novamente?
    suzy

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Olá Aline,
    Acho que vc não leu ou nao entendeu muito bem minha pergunta. Eu perguntei se teria necessidade de levar novamente os documentos, obvio que nao teria como ele assinar por mim.
    Mesmo assim obrigada. Levarei de qualquer forma os documentos novamente.

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  5. Gostaria de saber qual o dia da semana que os formados de cada curso tem que ir, ou se posso ir a qualquer dia. Gostaria de saber também se mesmo quem deixou os documentos na Faculdade tem que levar de novo, e se terei que pagar de novo a taxa que a UnB cobrou (R$ 50,00).

    Obrigado pela atenção de vocês e pelo espaço.

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  6. Suzy,

    Teoricamente não será necessário apresentar a sua documentação novamente. Por via das dúvidas, verifique o dia de atendimento do seu curso e compareça com a sua documentação em mãos. Verifique como anda o seu processo. Se estiver encaminhado, se conseguirem localiza-lo, ótimo. Caso contrário, dê entrada novamente. Exija um comprovante e avise pra gente.

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  7. Fernando,

    • O Cronograma de Atendimento, por curso, está no blog (é essa última nota comprida que está postada lá);
    • com relação à necessidade de dar entrada na documentação novamente, verifique a resposta que postamos para a Suzy anteriormente;
    • a faculdade nã poderá cobrar nenhuma taxa. Havia uma concessão nos casos em que alguns colegas estavam preferindo a impessão do diploma em papel moeda. Não recomendamos isso, mas sim o papel simples, que a instituição é obrigada a fornecer gratuitamente.

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  8. Foi informado pela Aline Urani a documentação que tem que apresentar para dar entrada no diploma, alguém pode me confirmar se é somente essa documentação?? o q se enquadra em "todos os seus documentos"..? queria saber a documentação certinha para não dár viagem perdida..obrigada

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Glauce "todos os documentos" seria:
    Rg, cpf, título e certidão de nascimento ou casamento.. os documentos mais usados.... e os outros que ja havia dito.

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  11. Por favor algueém poderia me responder : Fui ao campus II , da FTB , confirmar e dá a entrada novamente aos meus documentos e etc.....Mas paguei uma taxa para fazer o meu diploma no papel especial ( moeda ) , porém já passou do prazo há muito tempo ( desde 05/2011 ) ! E nada de contato e entrega !!! Caramba , sinto que me roubaram com a taxa cara !!!!Para quem poderia ligar ? Pois o campus II , foi fechado pelo MEC !Help ....

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  12. Olá Meu nome é Pablo produtor do Programa Via legal da TV Cultura , estou fazendo uma matéria sobre intituições de ensino superior que enganam alunos, e preciso falar com algém que foi lesado pela FTB, que já formou e não tem o diploma validado....

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  13. Oi Pablo, eu me formei na FTB e ainda não consegui o meu diploma, sendo que preciso dele para conseguir terminar meu mestrado.

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  14. Olá!! Dei entrada para o registro de diploma (05/08) e para mim não ficou muito claro quando vou recebe-lo e onde busca-lo. Poderia me informar? Me informaram que poderia tirar dúvidas através do representante de Agronomia.

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  15. OLÁ, ALGUEM Q FOI DAR ENTRADA NO DIPLOMA, SABE ME DIZER SE ELES ATENDEM NO HORARIO DO ALMOÇO? 12:00 AS 14::00HS? OBRIGADA

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  16. Olá,
    Estão me pedindo os documentos que faltam para que eu possa receber o certificado da Pós - graduação, assim, tenho até o dia 31/09 para apresentar e, no meu caso, está faltando o diploma. E agora? O que faço?

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