terça-feira, 31 de maio de 2011

Antigo Campus II interditado. De novo. Pedidos de históricos, diplomas e correção de notas suspensos.

Mais uma vez a briga judicial entre os antigos e os atuais mantenedores da FTB vem prejudicar os nossos colegas. (Veja nota na imprensa clicando aqui). Os trabalhos no Campus II estão suspensos, e a instituição, fechada. Informamos que os colegas devem aguardar até que a situação esteja resolvida, para que não percam a viagem até lá. Pessoal: é muito importante comunicar essa situação ao MEC para que ele tenha mecanismos jurídicos de cobrar dos responsáveis uma solução e punir os culpados. O volume de denúncias é o que vai comprovar a incompetência da FTB em cumprir o que foi acordado. Os que se sentirem prejudicados:

Liguem: 0800 61 61 61
Escrevam: atendimento.sesu@mec.gov.br

Não se omitam. A omissão favorece a canalhice.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cobrança taxa para emissão de diploma – Parecer do MEC

Recebemos do MEC um parecer a respeito da cobrança de taxa para emissão do diploma. Dentre outras coisas, diz:


"A expedição do diploma considera-se incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de apresentação decorativa, em papel especial, por opção do aluno."


Leia a íntegra do documento clicando aqui.


Lembrando: caso a mantenedora se recuse a receber a documentação para emissão do diploma (no formato mais simples) sem o pagamento de taxa as denúncias deverão ser feitas para o MEC (Fala Brasil: 0800 61 61 61), e-mail atendimento.sesu@mec.gov.br.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Solicitação de documentos – Cobrança de taxas

Como noticiado aqui no blog, iniciou-se hoje o funcionamento do Balcão de Atendimento da FTB para o período de solicitação de diplomas e outros documentos (clique aqui e veja mais detalhes). Alguns colegas entraram em contato reclamando que está sendo cobrada uma taxa de R$ 100,00. Nosso colega Célio, representante dos formados, após entrar em contato com representantes da mantenedora e com o MEC, esclarece que esta taxa é opcional e refere-se exclusivamente ao tipo de papel preferido para impressão do diploma: papel comum (sem taxa) ou papel especial (com a taxa). Como boa parte dos colegas já tinha entregado a documentação sem ter feito essa opção (ficando o papel comum como o escolhido por todos), aqueles que já entregaram a documentação e desejarem mudar o tipo de papel agora, devem procurar o balcão de Atendimento no Campus II, até sexta-feira (27/5), pagar a taxa e solicitar a troca. Maiores informações poderão ser fornecidas lá, pessoalmente. O objetivo dessa nota é apenas esclarecer que não haverá nenhuma outra cobrança para emissão dos documentos (históricos, diplomas, correção de notas). Caso a mantenedora se recuse a receber a documentação sem o pagamento de taxa as denúncias deverão ser feitas para o MEC (Fala Brasil: 0800 61 61 61), e-mail atendimento.sesu@mec.gov.br.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Matrículas - Prazo prorrogado

O UnICESP-Promove prorrogou o prazo para efetivação das matrículas. Elas poderão ser feitas até o final da semana. Lembrando que as aulas começam na segunda-feira, 23/5, às 7h30, no Campus de Águas Claras. É muito importante que todos façam sua matrícula o quanto antes para que os Coordenadores de Curso tenham tempo para montar as turmas e até contratar professores, se for o caso.


Atenção! 

  • Quem ainda não retirou o histórico no MEC, ainda assim pode fazer a matrícula, pois o ministério enviou as cópias lá para o UnICESP-Promove;
  • aqueles cujos históricos não constem lá, devem fazer a pré-matrícula para assistirem as aulas já na segunda-feira, mediante assinatura de um Termo de Compromisso onde declaram estar cientes de que o aproveitamento dos estudos será com base no que estiver descrito no Histórico Escolar, quando o original for apresentado na instituição;
  • haverá prazo para apresentação dos originais. O mesmo acontece caso falte alguma documentação (muitas ainda estão retidas na FTB): o aluno se compromete a apresentar os originais em até 30 dias. 

Como já foi informado (clique aqui), cumprindo determinação do MEC, a FTB inicia as atividades do Balcão de Atendimento (solicitação e retirada de diplomas, históricos e outros documentos) na próxima semana.

Endereço do Campus de Águas Claras
Seguindo pelo Pistão Sul, sentido Recanto da Emas-Taguantinga, depois da Universidade Católica, pegar a segunda entrada à direita (depois do Colégio Objetivo). Seguir pela Av. Central do Areal. Do lado esquerdo vocês vão ver o Hospital da Católica. Segue em frente: o Campus  UnICESP-Promove é ao lado da DomQuichopp. Fica a uns 400m do Pistão Sul. O endereço é QS 5, Rua 300, Lote 1, Águas Claras. Telefone: 3035 955. 

Documentação necessária para matrícula

  1. Histórico Escolar
  2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Original e Cópia)
  3. Certificado de Conclusão de Graduação – somente para estudantes já graduados (Original e Cópia)
  4. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
  5. RG (Original e Cópia)
  6. CPF (Original e Cópia)
  7. Título de eleitor (Original e Cópia)
  8. Certificado de Reservista (Original e Cópia) - Para estudante do sexo masculino. 
  9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
  10. Uma foto 3x4
  11. Comprovante de residência (Original e Cópia)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Balcão de Atendimento – FTB divulga endereço, prazos e horários

Nosso colega Rogério Paulino de Souza, representante do curso de Administração, Administrador competente e garimpeiro nas horas vagas, encontrou o Edital com informações a respeito do Balcão de Atendimento que o MEC determinou à FTB que instalasse. Foi publicado inicialmente nos Classificados Correio Braziliense de sexta-feira, 13/5. O texto é o seguinte:
 
“A FACULDADE da Terra Brasília convoca os ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu desta IES, ativos até o 2º/2010 (Segundo semester de 2010), inclusive alunos formados, para que no prazo de 60 dias compareçam no Campus II, Br 060 Km Av.Chácara 36 Vargem da Benção Rec.dasEmas-DF para solicitar expedição de documentação acadêmica, ou correção de documento já entregue, restritamente nos dias e horários indicados por este edital, com início de atendimento no dia 23/05/2011, conforme programação abaixo: segunda (Letras, Matemática e Turismo); terça (C.biológicas e História); quarta (MedicinaVet. e Administração); quinta (Pedagogia e Zootecnia) e sexta (Agronomia, Eng.Alimentos e Pós-Graduação). Horário de atendimento de 8h às12h.”
Republicações deste texto deverão ser feitas em outros veículos de comunicação, então vamos ficar atentos. Acesse o texto publicado clicando aqui. O Rogério marcou o anúncio de amarelo para facilitar a localização.  

E atenção! Alguns esclarecimentos iniciais precisam ser feitos:
  1. Aqueles que já entregaram a documentação solicitada à Comissão de Formados (Célio e os outros) NÃO precisam entregar novamente. Tudo o que foi recolhido foi entregue ao MEC e por ele repassado à mantenedora, mediante protocolo de entrega, que está priorizando o atendimento. Esse balcão é exclusivamente para quem ainda não solicitou a sua documentação ou quem pediu correções mais ainda não recebeu o seu kit de volta;   
  2. o prazo para entrega dos diplomas já solicitados é inicialmente de 120 dias, a contar do dia 23/5 (início dos trabalhos), mas pode ser prorrogado, devendo antes ser autorizado pelo MEC, desde que haja justificativa razoável. O prazo para os outros ainda vai ser determinado, dependendo da demanda e da análise da documentação individual;
  3. os prazos para correção/entrega de Históricos e outros documentos ainda vão ser informados pela mantenedora, também de acordo com a demanda;
  4. um levantamento dos diplomas que já estão prontos está sendo feito e estes deverão ser entregues o quanto antes, como determinou o MEC. Vamos solicitar à mantenedora que nos informe um cronograma de entrega com os nomes e os cursos para publicarmos aqui no blog o mais rápido possível.
Lembrem-se: o estabelecimento desse Balcão de Atendimento é uma obrigação legal da mantenedora da FTB, determinado pelo MEC, e um direito de todos os alunos. Pedimos aos colegas que reportem qualquer problema no início dos atendimentos, aqui no blog; por meio dos seu representante de curso; ou no próprio MEC (2022-8054/2022-8055). Vamos continuar trabalhando até que o último diploma ou kit transferência seja entregue.

sábado, 14 de maio de 2011

Matrículas – O prazo está acabando

Termina nesta terça-feira, 17 de maio, o prazo para matrículas e transferêcias nos cursos de Ciências Agrárias. Pessoal: é muito importante se antecipar para evitar atropelos de última hora. Além disso, em função do calendário especial autorizado pelo MEC, todos os Coordenadores de Curso – Prof. Marcelo (Agronomia), Profa. Nathalie (Engenharia de Alimentos), Profa. Aline (Medicina Veterinária) e Prof. Marcos (Zootecnia) – estão recebendo individualmente os alunos matriculados para análise do Histórico Escolar e composição das próximas turmas. Isso é importante até para saber quais professores precisam ser contratados imediatamente. Então, precisamos fazer a nossa parte. Vamos correr, pessoal, e fazer um esforço concentrado nessa reta final. Hoje, sábado, o setor de matrículas funciona até 12h. 

Endereço 
Seguindo pelo Pistão Sul, sentido Recanto da Emas-Taguantinga, depois da Universidade Católica, pegar a segunda entrada à direita (depois do Colégio Objetivo). Seguir pela Av. Central do Areal. Do lado esquerdo vocês vão ver o Hospital da Católica. Segue em frente: o Campus  UnICESP-Promove é ao lado da DomQuichopp. Fica a uns 400m do Pistão Sul. O endereço é QS 5, Rua 300, Lote 1, Águas Claras. Telefone: 3035 955.

Documentação necessária
  1. Histórico Escolar
  2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Original e Cópia)
  3. Certificado de Conclusão de Graduação – somente para estudantes já graduados (Original e Cópia)
  4. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
  5. RG (Original e Cópia)
  6. CPF (Original e Cópia)
  7. Título de eleitor (Original e Cópia)
  8. Certificado de Reservista (Original e Cópia) - Para estudante do sexo masculino. 
  9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
  10. Uma foto 3x4
  11. Comprovante de residência (Original e Cópia)
Atenção! Quem ainda não retirou o histórico no MEC, ainda assim pode fazer a matrícula, pois o ministério enviou as cópias lá para o UnICESP-Promove. Haverá prazo para apresentação dos originais. O mesmo acontece caso falte alguma documentação (muitas ainda estão retidas na FTB): o aluno se compromete a apresentar os originais em até 30 dias. O MEC já determinou à FTB indique o local de entrega desses documentos o mais rápido possível (o prazo deles se encerra nessa semana).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Agradecimento

Quem não se lembra o início desse processo? Acreditem, NÃO parece que foi ontem. Deus nos carregou até aqui, enxugou os nossos olhos e reavivou nossas esperanças em diversos momentos. Foi um trabalho árduo e sabemos que ele está longe do fim. Porém, agora podemos respirar um pouco mais aliviados e concentrar nossas energias nesse recomeço. Graças a Ele.
No campo terreno, muito ainda será dito, muito trabalho terá que ser feito, novas reuniões serão necessárias, mas nesse momento eu quero agradecer a todos que estiveram conosco até aqui: colegas, professores e alguns funcionários da FTB que, mesmo em condições precárias, continuaram e continuam trabalhando para garantir o nosso direito mais elementar, como receber os nosso históricos, por exemplo. Mas quero, acima de tudo, agradecer à equipe do MEC que nos acompanha. Em um país onde estamos tão acostumados a receber o que há de pior em serviços públicos prestados eu confesso que, nem nos meus pensamentos mais otimistas, esperava que o nosso caso fosse tratado com tanto respeito e dedicação. Aprendemos a construir o processo da maneira correta, legal, transparente, pública. A ter paciência, sermos tolerantes, porém firmes. Agradeço aos professores/doutores Paulo Wollinger, Samuel Feliciano, Ana Elizabeth. À Rayane Rejane, Fabrício Cabral, Maria José, Maria Antônia, Rosa, Cristiano, Ila e toda a equipe de assistentes da Comissão MEC-FTB. Ao ministro Fernando Haddad que, como diz o personagem João Grilo do mestre Ariano Suassuna, "é tão sabido que manda nesse povo todo". Muito obrigado, pessoal. Pela humanidade, solidariedade, espírito público e compromisso com a educação. Muitos fazem o que podem, mas são poucos os que tem a grandeza de fazer o que é preciso. Esses são únicos e imprescindíveis para o mundo mais solidário que queremos construir.


E vamos em frente.


Um forte e fraterno abraço a todos.


Cláudio Augusto
Representante do Curso de Agronomia

Publicada a portaria que proclama o UnICESP-Promove vencedor da carta convite para assunção dos cursos de Ciências Agrárias e dá outras providências

O Diário Oficial da União publica hoje, dia 11/5/2011, na seção 1, página 31, o resultado oficial que proclama o UnICESP-Promove vencedor da carta Convite SESu nº 01/2011 para assunção dos cursos de Ciências Agrárias  (Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia) e dá outras providências. A proposta foi aprovada e não foi interposto recurso contra a decisão do MEC. Sendo assim, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação autoriza oficialmente, nesta data, o UnICESP-Promove a:

  • oferecer 100 vagas para transferência ou ingresso por meio de processo seletivo, para cada um dos quatro cursos de Ciências Agrárias, (Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia);
  • expedir e registrar diplomas, devidamente reconhecidos pelo MEC, para cada um dos quatro cursos citados;

A mesma edição publica o descredenciamento definitivo de todos os cursos da FTB. Para acesso à íntegra das Portarias clique aqui e navegue das páginas 31 a 34.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Convocatória – Palestra do UnICESP-Promove aos ex-alunos de Ciências Agrárias da FTB e interessados no reingresso e retomada dos estudos

Como divulgado aqui no blog, o UnICESP-Promove promoverá amanhã, 11/5/2011, no Campus de Ciências Agrárias e da Saúde em Águas Claras, uma abrangente palestra de apresentação da instituição. Com a presença do Corpo Diretivo, é a oportunidade para tirar todas as dúvidas a respeito do funcionamento da faculdade, calendário acadêmico, grades curriculares, matrículas, política de mensalidades, documentação, correção de notas, estágios, convênios, apresentação de TCC e outras. Também serão apresentados os Coordenadores de Curso e alguns professores já contratados. É muito mais do que uma chance única de esclarecimento, planejamento e reencontro entre todos nós: a presença do máximo possível de colegas é um ensaio para a retomada dos nossos caminhos e dos nossos sonhos, de reconstrução do modelo de instituição que queremos.

“Vamos precisar de todo mundo: uma mais um é sempre mais que dois.”
(Beto Guedes)

Será às 20h, mas pedimos que todos se esforcem para chegar uma meia hora antes, (19h30), para evitar atrasos no início. Muitos colegas virão de longe e terão dificuldade pra voltar pra casa depois se o evento se estender muito.
Divulguem para o máximo possível de pessoas.

Como chegar?
Seguindo pelo Pistão Sul, sentido Recanto da Emas-Taguantinga, depois da Universidade Católica, pegar a segunda entrada à direita. Seguir pela Av. Central do Areal. Do lado esquerdo vocês vão ver o Hospital da Católica. Segue em frente: o Campus fica ao lado da DomQuichopp. Fica a uns 400m do Pistão Sul. O endereço é QS 5, Rua 300, Lote 1, Águas Claras. O telefone de contato é o 3046-9700.

Nos vemos lá, se Deus quiser. 

Um forte e fraterno abraço a todos!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ciências agrárias – Matrículas abertas

Está aberto o período de transferência/matrícula para os cursos de Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia de Alimentos). Mais informações na página do UnICESP-Promove (clique aqui). Alguns lembretes importantes:
  • O início das aulas está previsto para 23/5 e o semestre letivo extraordinário previsto para se encerrar na primeira quinzena de setembro;
  • os preços das mensalidades são os mesmos que eram praticados pela FTB (considere o boleto de dezembro/2010);
  • as grades curriculares serão integralmente mantidas e respeitadas; 
  • os alunos que devem apenas o TCC também precisam se matricular;
  • os documentos para a matrícula são os que constam no item Documentos necessários para efetivação da matrícula e o Histórico Escolar. O Conteúdo Programático (Ementas) já foi enviado pelo MEC ao UnICESP-Promove. Desconsiderem o item Declaração com situação do ENADE (NÃO é necessário);
  • qualquer aluno do curso de Ciências Agrárias da FTB poderá aproveitar essa oportunidade de Calendário Especial. Como o objetivo é justamente recuperar o tempo perdido, quem tinha trancado o curso ou migrou para outra instituição em condições desfavoráveis tem agora uma excelente oportunidade. Vamos divulgar para o máximo de colegas que for possível;
  • na quarta-feira, 11 de maio, às 20h, o UnICESP-Promove vai receber todos os alunos em uma Palestra de Apresentação da instituição e dos Coordenadores de curso. Todas as dúvidas sobre calendário acadêmico, grades curriculares, documentação, correção de notas, estágios, convênios, apresentação de TCC e outras serão sanadas. Divulgaremos aqui em breve o cronograma do evento com o mapa de localização.
Atenção! É muito importante que todos se matriculem o quanto antes e compareçam na quarta-feira para tirar suas dúvidas e dar sugestões. Assim, trabalharemos juntos para que o reinício das aulas aconteça da forma mais tranquila e organizada possível.

terça-feira, 3 de maio de 2011

MEC proclama vencedor da Carta Convite

O UnICESP, grupo atualmente denominado Faculdades Integradas Promove de Brasília, foi proclamado vencedor da Carta Convite para assunção dos cursos de Ciências Agrárias – Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia. Os trâmites finais legais estão em andamento e o ato autorizativo deve ser assinado nesta sexta-feira. Você pode ter acesso à íntegra do despacho clicando aqui. O roteiro para as matrículas será informado em breve, provavelmente por meio da Comissão de Alunos e aqui pelo blog. Enquanto isso, comemorem o quanto puderem, pessoal: as aulas começam em breve, se Deus quiser. Agora, vamos ficar agora mais unidos do que nunca para mostrar que a nossa luta valeu a pena.

Um forte e fraterno abraço a todos!

Cláudio Augusto
Representante do Curso de Agronomia

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Determinação à FTB – Entrega e guarda de documentação

Nosso colega Rogério Paulino, Representante do Curso de Administração, nos informa sobre despacho do Secretário de Educação Superior do MEC publicado no DOU de hoje determinando a FTB tomar providências no sentido da entrega da documentação a todos os alunos. Confira a íntegra clicando aqui.