sábado, 26 de fevereiro de 2011

Comunicado público do MEC – Normas, procedimentos e calendário de entrega dos kits transferência

Leiam com bastante atenção todos os itens. Como já foi dito aqui em diversas ocasiões, providenciem o necessário para o caso de precisarem fazer ajustes na documentação e/ou notas. Com a entrega dos kits, diversos colegas que já se acertaram com outra faculdade já poderão seguir adiante com suas vidas. O esforço daqui por diante vai se concentrar nos casos especiais. Aproveitamos a oportunidade  para agradecer a toda equipe do MEC (representada pelo Dr. Samuel e a Rayane); os funcionários da FTB que se dispuseram a permanecer trabalhando por nossa causa até aqui; os professores que já colaboraram com boa vontade, mesmo com toda justa insatisfação em relação à FTB, e aos que ainda serão solicitados nessa fase de ajustes: muito obrigado. Não é possível nominar todo mundo sem ser injusto com ninguém: mas que Deus abençoe suas vidas. Um forte e fraterno abraço a todos.

Comissão de Representantes dos Alunos da FTB





Comunicado público do MEC – Estagiários da FTB


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mudança na data da reunião dos representantes com o MEC e entrega dos kits transferência

A semana que passou foi marcada por uma série de imprevistos durante o trabalho do MEC na FTB: a chuva torrencial fez com que a energia e o sistema caíssem diversas vezes; a falta de funcionários na instituição é um problema cada vez mais grave; sem falar nas correções e padronizações necessárias nesse momento de revisão de toda a documentação acadêmica organizada até agora. Por isso, e também em função do cuidado redobrado que se exige nessa etapa final do trabalho, a reunião da equipe do MEC com a Comissão dos Representantes dos Alunos (que seria hoje, 25/2, às 15h), foi transferida para quarta-feira, 2/3, às 16h. Importante: Se tudo correr bem, divulgaremos o calendário de entrega dos kits até segunda-feira, 28/2.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O MEC e os estagiários da FTB

Recebemos o relato de uma situação interessante observada pelo Dr. Samuel Feliciano no decorrer dos trabalhos do MEC na FTB: os professores das instituições federais de ensino convocados para auxiliar no trabalho de levantamento do acervo acadêmico, apesar de assustados com a desorganização encontrada na faculdade, não cansavam de elogiar a qualidade das ementas disciplinares de todos os cursos. Isso comprova o que já sabíamos e temos afirmado ao longo de todo esse processo de sangria pública: os problemas da FTB sempre foram ADMINISTRATIVOS e FINANCEIROS, por absoluta incompetência e ganância criminosas de seus gestores. Do ponto de vista ACADÊMICO, fazíamos parte de uma das melhores instituições particulares de ensino superior do País. No Campus II, somos prova disso. Temos orgulho dos nossos professores, dos colegas mestres, mestrandos, doutores, doutorandos, professores, pesquisadores de ponta, profissionais respeitados e requisitados. Apesar de tudo isso, muitos colegas tem sido vítima de preconceito e perseguição em algumas empresas onde estagiam, mesmo com seus contratos em plena vigência. Por que essa situação é injusta?
  • O contrato é um ato jurídico perfeito, assinado quando a FTB ainda estava legalmente apta para isso, e deve ser cumprido até o fim;
  • os alunos não se desligaram da FTB por vontade própria: a FTB é que foi descredenciada pelo MEC, instância máxima do ensino superior no País, por absoluta falta de condições de funcionamento. Os colegas não perderam a condição de estudantes, portanto. Apenas aguardam, em caráter extraordinário, que o MEC lhes aponte um caminho;
  • enquanto o destino deles não é definido, sua formação científica e acadêmica pode ter continuidade não dentro da instituição descredenciada, mas dentro de um ambiente de pesquisa respeitado, trabalhando, aprendendo e crescendo como profissionais e seres humanos.
Diante desse situação, foi com alívio que recebemos a notícia de que o MEC irá emitir um Comunicado Oficial direcionado às empresas  públicas e privadas que recebem estagiários da FTB. O objetivo é informar, em caráter institucional, que o ministério está dando o devido encaminhamento necessário ao caso e pedindo não só que os contratos sejam cumpridos, mas que as empresas tenham um pouco mais de paciência com esses colegas. A expectativa do MEC é que todos já estejam vinculados a uma nova instituição até o final de março. Mas atenção! Esse comunicado não vale para a celebração de novos contratos. O que temos orientado aos colegas é que procurem negociar com seus chefes atuais e potenciais de maneira aberta e civilizada. A continuidade dessa situação não interessa aos estagiários, nem às empresas, nem ao MEC e nem ao progresso científico e tecnológico do País. Vamos ter tolerância e bom senso, pessoal.
Assim que a nota for publicada, vamos posta-la aqui no blog e informar o endereço onde uma cópia autenticada dela poderá ser retirada a quem se interessar.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Informes da reunião de sexta-feira, 18/2

Notícias boas. Apesar da pequena quantidade de funcionários da FTB à disposição do MEC, a valorosa colaboração desses poucos que realmente são comprometidos com o sacerdócio da Educação fez com que o trabalho essa semana caminhasse bem. Agradecemos a essa equipe e divulgaremos seus nomes no momento oportuno para que recebam a merecida gratidão pública de todos nós. O que temos para o momento é o seguinte:
  • O MEC divulgará, no início da semana, um calendário para retirada dos primeiros kits  de transferência em local a ser definido. Essa entrega deve começar ainda essa semana, se não houver maiores imprevistos. Importante: acompanhem o blog e mantenham contato com seus representantes. O período para conferência e solicitação de eventuais ajustes em sua documentação será curto;
  • aqueles que já estiverem acertados com alguma outra faculdade poderão seguir com suas vidas;
  • aos que ainda não fecharam com nenhuma faculdade: a partir de quarta-feira, 23/2, o MEC passará a receber as instituições de ensino interessadas em receber os grupos de alunos de cada curso. A transferência desses grupos passará a ser feita gradativamente, em comum acordo com os representantes de cada grupo, a faculdade e o MEC;
  • no caso dos cursos do Campus de Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia): já está em análise na Assessoria Jurídica do MEC uma medida legal que vai tratar da oferta dessas vagas.  Essa medida será divulgada até sexta-feira, 25/2, e está sendo construída em conjunto com os representantes de cada curso.
Vamos ficar firmes e juntos.

Mudança na representação do curso de Letras

As companheira Adriana Dias e Nhaiara Nascimento não repesentam mais os cursandos de Letras. Ambas já são formadas e daqui pra frente cuidarão dos interesses apenas desse grupo de colegas. É que como a Comissão foi dividida entre cursandos e formados, com reuniões em dias distintos, ficou complicado para elas participarem das duas. Agradecemos a ajuda delas até aqui, desejamos sorte e pedimos que não se esqueçam da gente. Em tempo: os colegas tem tido dificuldade em manter contato com o representante do curso de Letras dentre os cursandos. Precisamos de voluntários(as) para o posto. Podem postar um comentário (os dois primeiros ficarão valendo) aqui com os dados que eu encaminho para o MEC e atualizo a lista. Lembrando que os representantes são responsáveis por participar das reuniões com o MEC às sextas-feira, a partir das 14h, atualizar o cadastro dos colegas cursandos, ficar de prontidão para maiores esclarecimentos e mobilizar o seu grupo quando for necessário.

Cláudio Augusto
Agronomia

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Informes do PROCON para os alunos da FTB

1) Alguns colegas tem recebido ligações de escritórios cobrando supostos débitos relativos à FTB. Sabemos que esse problema é antigo, já que a carteira de alunos foi vendida por administradores anteriores para empresas de factoring. O PROCON orienta que é importantíssimo manter um arquivo rigoroso com todos os comprovantes de pagamento já feitos à faculdade. É que débitos anteriores ao mês de janeiro de 2011, cujos pagamentos não forem comprovados, poderão acarretar aos titulares dos contratos uma série de aborrecimentos junto aos órgãos de proteção de crédito. Por outro lado, a inclusão indevida do nome nas listas do SPC, DPC e/ou Serasa acarreta, além da determinação da retirada imediata, processo de reparação por perdas e danos morais.
2) O PROCON solicita àqueles que comparecerem ao atendimento agendado, nos casos em que o titular do contrato não for o próprio aluno, que levem também original e cópia da carteirinha estudantil (pode ser uma antiga) para comprovação do vínculo com o responsável pelo pagamento.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Informes da reunião de sexta-feira, 11/2

Os desdobramentos da reunião entre a Comissão de Alunos e o MEC nesta sexta-feira, 11/2, foram divididos em três postagens que vocês acompanham a seguir: Atualização de dados, Agenda e Dúvidas frequentes – Parte 2. Precisamos que todos ajudem a divulgar essas informações a todos os colegas o mais rápido possível. Vamos em frente. Boa semana a todos.

A Comissão 

Atualização de dados – Medida urgente

Atendendo a uma solicitação do MEC, os representantes de cada curso irão entrar em contato com seus representados e enviar uma Ficha de Atualização Cadastral que deverá ser devolvida preenchida até 15/2, às 18h, para o e-mail de cada representante. Os objetivos dessa atualização de cadastro são:

  • Conferir os dados que vocês fornecerem com aqueles encontrados na FTB;
  • estimar a quantidade de alunos por curso para que o MEC possa conversar com as instituições em condições de recebe-los;
  • se necessário, fundamentar um possível Edital de Oferta de Vagas no caso dos cursos cuja oferta no DF é ínfima ou inexistente.
Há um campo para o código da grade na qual você está matriculado (informação que consta no contrato individual com a FTB ou em algum histórico antigo). Na hora de salvar o arquivo, escolher a opção "Salvar como" e colocar o seu nome no nome do arquivo para facilitar a organização. Acrescentar também dois números de telefone para contato: pode ser no corpo do e-mail mesmo. Pessoal: vamos ficar atentos ao prazo final de entrega (terça-feira, 15/2, às 18h). Os representantes de cada curso ainda terão que organizar a listagem que será encaminhada ao MEC. Vamos fazer o cadastro mais confiável que pudermos. Abaixo, os e-mails dos representantes responsáveis pelo cadastro (quando houver mais de um representante em seu curso, mandar para todos, por segurança)


Administração
Marcones de Alencar
9332-8685 ou 3393-1393
marconesalencar@gmail.com
Rogério Paulino de Souza
8427-2330 ou 8191-7825
rogeriosouza11@hotmail.com

Agronomia
Cláudio Augusto
9275-7700
xico.so@gmail.com

Ciências Biológicas
Andrea Nonato
9652-3110 ou 9652-3110
Greisse Maianiny
9299-1956 ou 3333-1577
Jaqueline Lamonier
3397-5938
l.any23@hotmail.com
Lusirene Moslaves
3356-2152

Engenharia de Alimentos
Jennifer­
8467-6105 ou 3336-5779
jennifer_vp@yahoo.com.br

História
Thaís
-
cursohistoria2008@bol.com.br

Letras
Taidson Vieira de Morais
8445-7684 ou 3967-4948

Matemática
Eloíza Oliveira de Borba
8410-1576 ou 8177 – 7815
Suenira Urquiza
8434-3250

Medicina Veterinária
Erika Abrantes de Almeida
8163-0061 ou 9813-9969
zerika05_@hotmail.com
Kaio Paiva da Silva
9252-1469 ou 3386-8366

Pedagogia
Erica de Souza Brito
8236-4868 ou
8224-5547
Jacilda Menezes
-
jacildamenezes@gmail.com
Josy Alves
-
josyalvesestrela@hotmail.com

Zootecnia
Francícero Araújo
-
fran17@uol.com.br

No caso dos formados, os dados solicitados pelos representantes são: nome completo, dois telefones para contato, curso, semestre de formação, quando colou grau, se já deu entrada no diploma (se sim, quando). Enviar as informações para:

Alyne Urani – alyneurani@gmail.com
(História, Pedagogia, Letras, Turismo e Pós-graduação)

Anderson – andleocadio@gmail.com
(Ciências Biológicas, Administração e Matemática)

Célio – celiohome@gmail.com
(Agronomia, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Medicina Veterinária)


Agenda – 14 a 20/2

14/2/2011 – Início do agendamento no PROCON para atendimento dos alunos da FTB
Ligar no telefone 61 3905-5858 ou enviar e-mail procon.assessoria@gmail.com. A atendimento será agendado.

 15/2/2011 – 18h – Fim do prazo para envio da ficha de atualização de dados para os representantes de cada curso

18/2/2011 – 14h – Reunião com o MEC
Local: MEC
Pauta:Informes sobre o andamento dos trabalhos do MEC na FTB
Observação: Restrita aos representantes de cada curso

Dúvidas frequentes – Parte 2

9) Ligo no MEC, mando e-mail, mas não consigo a informação que preciso. O que eu faço?
O MEC está com boa parte da sua equipe, que conta inclusive com professores requisitados de instituições de fora do DF, mobilizada para conduzir os trabalhos dentro da FTB. Muitos colegas entram em contato para sanar dúvidas que já foram esclarecidas. Interrompendo o trabalho do MEC com essas demandas redundantes, acabam, mesmo sem querer, prejudicando todos outros colegas, já que a demora na conclusão do levantamento do Acervo Acadêmico será maior. A equipe de campo (dentro da FTB) precisa do suporte da equipe de base (ministério). Por isso, atendendo a uma solicitação do MEC, elegemos a Comissão de Alunos para que todos os informes sejam fornecidos por ela, de maneira oficial, por meio do representante de cada curso. Esse é um compromisso que a Comissão assumiu voluntariamente com o Ministério da Educação, com cada um de vocês e que pretende cumprir à risca. Por isso criamos esse blog. Se alguém não encontrar a informação que procura aqui, estamos à disposição de todos por e-mail e telefone. Se não soubermos responder imediatamente, consultaremos o MEC em nome da Comissão e divulgaremos a resposta no blog para o acesso de todos. Procure o representante do seu curso na Comissão de Alunos e mantenha contato constante com ele.

10) Minha turma conseguiu um acordo vantajoso em uma faculdade. Eles vão nos receber imediatamente, para não perdemos o semestre, dando um prazo para que a nossa documentação seja entregue. Podemos nos transferir com traquilidade?
Mesmo partindo do princípio da presunção de boa fé, considerando a situação atual, a principal recomendação do MEC é ter cuidado. Isso porque a matrícula efetuada em instituição de ensino superior sem a devida documentação de transferência ou na condição de ingressante (vestibular prestado) é sempre uma temeridade. Além dos problemas que podem ocorrer com possíveis divergências de histórico escolar ou ausência de documentação, o MEC tem uma preocupação adicional com o número regular de vagas que cada faculdade está autorizada a disponibilizar por curso. Muitas instituições do DF estão com suas cotas "estouradas", mas continuam recebendo alunos mesmo assim. Isso pode se tornar um problema no futuro. A orientação do MEC é que os alunos consultem a situação da instituição no ministério antes de fazer a transferência.

11) Já nos transferimos. E agora?
Exija que a faculdade comunique imediata e oficialmente ao MEC a transferência de vocês. Se perante o ministério ela ainda tiver vagas disponíveis, não haverá problema. Se não tiver, o MEC poderá autorizar um excedentes depois de conversar com a faculdade. Por que depois? Isso é importante: porque as vagas excedentes que o MEC poderá autorizar são aquelas que hoje pertencem à cota da FTB, ou seja, não serão criadas novas vagas. É preciso ter cuidado para que não haja duplicidade de oferta entre instituições distintas.

12) Consegui a faculdade, quero me transferir. Preciso da documentação imediatamente. Como fazer?
Segundo o MEC, não haverá solução parcial. É lamentável que a situação da FTB tenha chegado a esse ponto, mas isso não implica em ter que incidir em novo erro agora. Toda e qualquer documentação, de qualquer aluno, somente estará disponível depois do levantamento do Acervo Acadêmico e de procedidos os ajustes necessários.

13) Já existe prazo para a entrega dos kits transferência?
Ainda não foi possível estabelecer um prazo, em função da complexidade do trabalho. As entregas serão por curso, e o MEC espera divulgar um calendário preliminar na reunião com a comissão no dia 18/2. Atualmente, quatro equipes trabalham simultaneamente, duas em cada Campus. Por ter um grupo de alunos menor, espera-se que os trabalhos no Campus II sejam concluídos primeiro. Assim, a equipe de lá irá reforçar a equipe do Campus I.

14) Vou perder o semestre?
Todo o trabalho está sendo conduzido no sentido de evitar que isso aconteça. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que a ausência no semestre não poderá ser superior a 25%. Nos casos de transferência extraordinária como esse que o MEC está conduzindo, a frequência do aluno só passa a contar depois do seu ingresso na instituição receptora. Muitos terão que fazer um esforço extra para recuperar o conteúdo perdido, talvez alguns tenham que fazer provas de recuperação ou mesmo ser aprovados com uma nota abaixo da média daquelas que costumava tirar. Isso é compreensível em um processo complexo como esse. Se for necessário, uma eventual prorrogação do calendário acadêmico poderá ser intermediada.

15) O que vai acontecer quando recebermos os kits transferência?
Primeiro, cada aluno deverá conferir sua documentação e providenciar os ajustes necessários. Atenção! O prazo para isso será curto. Daí a importância de se observar o descrito na mensagem Atenção com a documentação acadêmica.
Feitos os ajustes, os kits serão entregues aos seus donos. Aos que já estiverem com a vida acadêmica encaminhada, basta seguir em frente. Os outros serão agrupados pelo MEC em grupos e terão seus casos analisados separadamente.

16) A faculdade aceita me receber mas me deu um prazo para fazer a matricula, sob pena de perda dos benefícios que ela me ofereceu. O que fazer?
Ignore. Esse comportamento da instituição é reprovável e indica que ela muito provavelmente não é tão séria e comprometida com a Educação como deveria ser. Aguarde a decisão do MEC.

17) E os alunos que formaram, pegaram o certificado dando entrada no diploma, e a IES fechou: a documentação foi entregue na UnB para fazer o diploma? Vamos receber em 120 dias como o previsto? Obrigado.
Daniel, formado em dez/2010

Daniel,
O seu caso se encaixa na Questão 7: o seu diploma está garantido, mas é possível que não esteja disponível dentro do prazo de 120 dias a contar da data que você solicitou. É que a situação exige que o MEC priorize a transferência dos cursandos para evitar que eles percam o semestre. Tão logo esse trabalho seja concluído, haverá uma conferência no processo de cada diploma e:
  • estando tudo certo, imediata emissão do mesmo;
  • havendo alguma pendência, o aluno terá a oportunidade de fazer os ajustes necessários.
Esse trabalho é muito importante porque, nas palavras do Dr. Paulo Roberto Wollinger, diretor da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, "o diploma é um documento único e para a vida toda. É preciso ter cuidado para que a emissão de cada um deles se dê da forma correta e legal, evitando que sejam alvo de qualquer tipo de contestação no futuro." Ainda, segundo o diretor, uma Norma Técnica do MEC detalhando todo o processo ocorrido na FTB irá compor o processo de cada aluno para garantir, oficialmente e em qualquer tempo, que todo ajuste eventualmente procedido se deu apenas em função de negligência da instituição descredenciada, isentando o aluno de qualquer responsabilidade. Se você, por algum motivo, precisa do seu diploma antes disso, confira a dica da Questão 5.

18) Fiz uma pós-graduação na FTB, mas ouvi dizer que ela não tinha autorização para ministrar esses cursos. E agora? Como fica minha situação?
A FTB, como toda instituição de ensino superior autorizada pelo MEC, era livre para criar, ministrar e certificar seus cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). Os diplomas emitidos por ela não são e nem serão alvo de contestação. Quem ainda não recebeu seu certificado, deve aguardar o inventário de documentos que o MEC irá realizar. Veja o que diz a Questão 19.

19) Como fica a documentação do aluno que se desvinculou da FTB por qualquer motivo  (formatura, transferência, desistência, trancamento de matrícula, conclusão de curso de especialização)?
Segundo o MEC, o aluno que já passou pela FTB em qualquer tempo nunca se desvincula dela, apenas se afasta. Mesmo no caso de quem cursou apenas uma  disciplina avulsa, a documentação acadêmica precisa ser resguardada para que o aluno possa dispor dela a qualquer tempo. Segundo o MEC, em situações normais, a IES descredenciada se responsabiliza pela integridade e guarda de todos esses documentos, assim como pela transferência e realocação de todos os alunos. Diante da situação encontrada na instituição, o MEC assumiu essa responsabilidade. Por isso, seguindo uma ordem de prioridades, depois da transferência dos alunos e da emissão dos diplomas, o próximo trabalho a ser feito na FTB é um inventário de toda a documentação acadêmica restante. Após serem reunidos e ordenados, serão entregues à guarda permanente de algum órgão federal (possivelmente a UnB) e colocados à disposição dos interessados. 

Cláudio Augusto – Agronomia, 7º período
Erica A. de Almeida – Medicina Veterinária, 9º período

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Informes da reunião entre a Comissão e o PROCON

Terminada a reunião com o PROCON. Os andamentos são os seguintes:
  • O PROCON vai disponibilizar, a partir de segunda-feira 14/2, uma linha exclusiva para agendamento e posterior atendimento dos alunos da FTB que queiram buscar ressarcimento dos valores indevidamente pagos à instituição, com ênfase nas mensalidades de 2011. O telefone é o 61 3905-5858 e o e-mail procon.assessoria@gmail.com;
  • no dia agendado para atendimento os alunos deverão comparecer à sede do órgão em Brasília, no Ed. Venâncio 2000, Bl. B, Sl. 240, no período marcado (manhã: 8h às 13h; tarde: 13h às 17h), munidos de original e cópia do contrato com a FTB, CPF e RG do titular do contrato (quando não for o próprio aluno) e todos os comprovantes dos pagamentos que quiser contestar;
  • eventuais valores pagos indevidamente também poderão ser contestados (desde que comprovados), como a cobrança de taxa para emissão do diploma, que é ilegal, segundo portaria do MEC.
Após fazer um levantamento detalhado da quantidade de casos e agrupa-los em situações análogas, o PROCON vai nos informar sobre os encaminhamentos que serão dados.

Aproveitamos para agradecer ao PROCON pela deferência em relação ao caso FTB, reconhecendo que seus alunos já foram vítimas de diversas irregularidades e se comprometendo em agir com o máximo de eficiência possível. Agradecemos também à intermediação do MEC, na pessoa do Dr. Samuel Feliciano, cuja presença na reunião levou peso institucional à nossa causa, resultando em uma reação pública integrada.

Atenção com a documentação acadêmica

Atendendo a uma recomendação do MEC, lembramos a todos os colegas que é preciso um cuidado redobrado com todos os comprovantes acadêmicos que vocês possuírem: históricos escolares, provas, trabalhos, certificados de atividades extra complementares. No momento em que formos chamados para conferir os kits de transferência vamos precisar de toda essa documentação em mãos para corrigir o que for necessário.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dúvidas frequentes

1) O que acontece agora com os alunos da FTB?
Segundo o MEC, a prioridade no momento é fazer o levantamento acadêmico completo da FTB, com o histórico e documentações detalhados de cada aluno que já passou pela instituição um dia. Feito isso, serão montados os kits transferência, onde as informações individuais poderão ser conferidas e corrigidas, quando for o caso.

2) Existe prioridade de atendimento e entrega da documentação no momento?
Todos são importantes, já que cada aluno vive uma situação atípica. Por isso, como explicado na pergunta anterior, o mais importante no momento é garantir a integridade e veracidade do Acervo Acadêmico da FTB. Feito isso, os alunos serão divididos em grupos análogos e seus casos estudados separadamente.

3) Quanto tempo demora para que o levantamento do Acervo Acadêmico seja concluído?
O MEC não quis se pronunciar oficialmente a respeito de prazos, em função da desordem institucional que foi encontrada na FTB (servidores sem pagamento, instalações precárias, falta de padronização da documentação). Informalmente, ouvimos previsões de que num prazo estimado de um mês, a contar de 7/2, o primeiro levantamento já deveria ter sido concluído e os casos mais fáceis, resolvidos. Os ritmo do andamento dos trabalhos será informado à Comissão de Alunos em cada reunião com o MEC (a próxima é dia 11/2, às 14h) e essa informação será repassada a todos aqui no blog.

4) Como fica a situação de quem já se formou, colou grau ou ainda não fez nenhum dos dois, mas completou todas as disciplinas do curso?
Segundo o MEC, quem não deve mais nenhuma disciplina e está com a sua documentação em ordem deve ficar tranquilo: seu diploma está garantido, mesmo que ainda não o tenha requerido. Mas atenção: a entrega só será feita depois que todo o levantamento do Acervo Acadêmico for feito, e os eventuais ajustes, concluídos.

5) Como deve proceder quem precisa da sua documentação com urgência, como nos casos de transferência de instituição ou posse em concurso público?
O MEC, infelizmente, não vai emitir nenhum documento antes que todo o levantamento do Acervo Acadêmico for feito, e os eventuais ajustes, concluídos. É responsabilidade do MEC garantir a integridade de toda a documentação dos alunos, daí a importância do trabalho que está sendo feito agora em caráter de urgência, mas que demanda atenção e cuidado. Sendo assim, no caso de transferências, recomenda-se que os alunos negociem com as instituições que vão recebe-los para que aceitem históricos escolares e/ou cópia das grades curriculares anteriores, provisoriamente, até que toda a documentação
seja liberada. Para os que forem chamados para posse em serviço público, a dica é que procurem a Defensoria Pública ou um advogado particular e entrem com uma ação na Justiça para tentar retardar a posse. Como comprovação da situação atual, nos dois casos, o acesso ao despacho oficial de descredenciamento da FTB publicado no Diário Oficial pode ser acessado clicando aqui.

6) E os bolsistas do PROUNI?
Todos serão assistidos, no momento oportuno, ao término do levantamento do Acervo Acadêmico. Dentre os detentores do benefício de 50%, muitos já conseguiram o reingresso em outras instituições. No caso das bolsas de 100%, em que os alunos tem enfrentado mais dificuldades, o MEC vai tentar negociar com instituições parceiras. Existe a possibilidade de que elas sejam autorizadas a fornecer imediatamente as bolsas integrais que estariam reservadas para o semestre letivo seguinte.

7) Como ficam os alunos cujos cursos tem pouca ou nenhuma oferta de vagas no mercado, como no caso do Campus de Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Zootecnia)?
Ao término do levantamento do Acervo Acadêmico será possível ter uma noção exata do tamanho de cada uma dessas turmas (quantos alunos são ao todo, em quais semestres e matrizes curriculares estão divididos). De posse dessas informações, nos casos em que a transferência voluntária ainda não tiver sido feita por impossibilidade na oferta de vagas, o MEC tem a opção de lançar um Edital com uma Oferta Pública convidando instituições reconhecidamente capazes de assumir as vagas e os alunos remanescentes desses cursos.

8) Importante: nos casos em que os alunos não estão conseguindo negociar com outras faculdades por dificuldades no horário de estudo; localização; valor de mensalidade; divergência na grade curricular; falta de vagas autorizadas pelo MEC ou em praticamente todos os casos não descritos aqui, porém semelhantes: Tudo será analisado assim que todo o levantamento do Acervo Acadêmico for feito, e os eventuais ajustes, concluídos. Feito isso, os alunos serão divididos em grupos análogos e seus casos estudados separadamente.

Cláudio Augusto – Agronomia

Agenda – 7 a 13/2

10/2/2011 – 9h – Reunião da Comissão de Alunos com o PROCON
Local: Sede do Procon – Venâncio 2000
Pauta: Informações gerais sobre os direitos e deveres dos alunos no caso da FTB; orientações sobre a busca de ressarcimento dos prejuízos causados
Observação: Devido ao tamanho reduzido da sala de reuniões, será permitido o acesso de apenas um representante de cada curso

11/2/2011 – 14h – Reunião com o MEC
Local: MEC
Pauta: Esclarecimento de dúvidas e informes sobre o andamento dos trabalhos do MEC na FTB
Observação: Restrita aos representantes de cada curso


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O início – Informes gerais

O que estava acontecendo após o descredenciamento: os representantes do MEC que foram à FTB no dia 1/2/2011 disseram que iriam apenas entregar os kits transferência para os alunos e que estes deveriam, por conta própria, procurar outra instituição. Essa informação vinha sendo reforçada pela imprensa e nos preocupava. Por quê? Vejamos:
  • Em se tratando dos cursos com maior oferta de vagas no mercado, como os do Campus I (Biologia, Letras, Pedagogia, Matemática, História): boa parte das turmas é muito pequena, quase insignificante, do ponto de vista financeiro. Por isso, estavam enfrentando dificuldades para encontrar faculdades compatíveis com a grade curricular, horário de estudo e valor de mensalidade;
  • no caso das Ciências Agrárias (Agronomia, Veterinária, Zootecnia), além dos problemas anteriores, existe um outro ainda maior: descartadas a FTB e a UnB, a outra instituição autorizada a ministrar os referidos cursos em nossa região é impraticável. Fica à 70 km do Campus II (implica em rodar no mínimo 140 km por dia). A mensalidade é mais cara e a grade curricular é completamente incompatível. Tentamos negociar com eles, mas foram irredutíveis. Mesmo aproveitando todos os créditos, o 7º semestre de Agronomia, por exemplo, que estava com a formatura prevista para julho de 2011, terá o curso prolongado em pelo menos mais um ano e meio;
  • o curso de Engenharia de Alimentos sequer é assistido por outra instituição em Brasília;
  • temos vários colegas que estavam bem próximos de se formar, faltando apenas um semestre. Alguns deviam pouquíssimas matérias ou, em alguns casos, apenas o TCC e o Estágio Supervisionado;
  • era preciso estudar o caso dos bolsitas e conveniados (PROUNI, FIES). Como ficariam? Os detentores de bolsa 100% não estão sendo aceitos por nenhuma instituição. 
O que fazer?
Diante desse quadro, fizemos uma manifestação pacífica, mas organizada, no MEC, sexta-feira, dia 4/2, a partir das 10h. Tínhamos uma reunião marcada para as 16h, mas queríamos que esses pontos entrassem na pauta dela. Reunimos alguns colegas no Campus I, articulamos vários órgão de imprensa. 


Conseguimos uma cobertura de mídia razoável.
Fomos vistos e recebidos pelo Ministro da Educação Fernando Haddad. Alegamos que não poderíamos agora, depois de ter confiado no MEC, sermos abandonados à própria sorte e à mercê do mercado. Após nos ouvir, o ministro determinou que a equipe destacada para acompanhar o caso da FTB analisasse nossa pauta de reivindicações.
Durante a reunião, a equipe do MEC nos esclareceu que a prioridade nesse momento é fazer o levantamento do acervo acadêmico de todos os alunos para se ter um quadro da situação de cada um. Depois eles serão organizados por grupo análogos e terão seus casos analisados individualmente, nas situações em que a transferência voluntária ainda não tiver sido feita.
O MEC nos garantiu que não vai abandonar ninguém, ainda que demore. Estamos confiando nisso. Elegemos uma comissão de alunos para acompanhar o processo que vai se reunir semanalmente. Abaixo, segue a ata da reunião com o MEC e os contatos dos representantes de cada curso. Vamos em frente.


Um forte e fraterno abraço a todos.

Cláudio Augusto
Presidente da Comissão de ex-alunos da FTB
Representante do curso de Agronomia

Ata da reunião com o MEC e contatos da Comissão de Alunos



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
COORDENAÇÃO-GERAL DE SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ALUNOS REPRESENTANTES JUNTO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE CADA UM DOS CURSOS DA FACULDADES INTEGRADAS DA TERRA DE BRASÍLIA

Em reunião realizada no dia quatro de fevereiro de dois mil e onze no auditório do Edifício Sede do Ministério da Educação com os alunos da Faculdades Integradas da Terra de Brasília (FTB), após esclarecimento por parte do Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior Paulo Roberto Wollinger e do Coordenador-Geral da Supervisão da Educação Superior Samuel Martins Feliciano sobre as medidas adotadas pelo Ministério da Educação após a publicação do ato de descredenciamento e de desativação dos cursos da referida Instituição de Educação Superior, deliberou-se que o contato dos alunos, matriculados até o segundo semestre de dois mil e dez e já formados, com o Ministério da Educação deverá ser centralizado nos representantes abaixo indicados, por curso:

Administração
Marcones de Alencar
9332-8685 ou 3393-1393
marconesalencar@gmail.com
Rogério Paulino de Souza
8427-2330 ou 8191-7825
rogeriosouza11@hotmail.com

Agronomia
Cláudio Augusto
9275-7700
xico.so@gmail.com
Ícaro Ribeiro
-

Ciências Biológicas
Andrea Nonato
9652-3110 ou 9652-3110
Greisse Maianiny
9299-1956 ou 3333-1577
Jaqueline Lamonier
3397-5938
l.any23@hotmail.com
Lusirene Moslaves
3356-2152

Engenharia de Alimentos
Jennifer­
8467-6105 ou 3336-5779
jennifer_vp@yahoo.com.br

História
Thaís
-
cursohistoria2008@bol.com.br

Letras
Adriana Dias Teixeira
9689-3296 ou 3333-1922
Nayara de Jesus Araujo
2022-7344 ou 8483-7590
-
Taidson Vieira de Morais
8445-7684 ou 3967-4948

Matemática
Eloíza Oliveira de Borba
8410-1576 ou 8177 – 7815
Suenira Urquiza
8434-3250

Medicina Veterinária
Erika Abrantes de Almeida
8163-0061 ou 9813-9969
zerika05_@hotmail.com
Kaio Paiva da Silva
9252-1469 ou 3386-8366

Pedagogia
Erica de Souza Brito
8236-4868 ou
8224-5547
Jacilda Menezes
-
jacildamenezes@gmail.com
Josy Alves
-
josyalvesestrela@hotmail.com

Zootecnia
Francícero Araújo
-
fran17@uol.com.br

Formados – Todos os cursos
Anderson de Morais
(Ciências Biológicas)
9675-7831
Alyne Urani Lima
(História)
9936-7519
Célio de Souza
(Agronomia)
8426-0091
celiohome@gmail.com ou celiohome@yahoo.com.br